Deprimido ou Bipolar?

Essa talvez seja a pergunta mais importante que uma pessoa com sintomas de depressão deva se fazer. Isso porque uma parte das pessoas diagnosticadas como “deprimidas”, na verdade, são portadoras do Transtorno Bipolar de Humor (ou Transtorno Afetivo Bipolar). Essa distinção é fundamental e muda tudo. O problema é que diferenciar um quadro de outro não é tarefa fácil. Apenas psiquiatras bem experientes e treinados conseguem fazê-lo.

▶️ Os sintomas que indicam um quadro bipolar costumam ser subestimados pelas pessoas e ignorados pela maioria dos médicos não especialistas. E assim um paciente bipolar pode passar anos, muitos anos, sendo medicado como “deprimido” quando, na verdade, é bipolar. E qual é o problema disso? O tratamento medicamentoso da depressão simplesmente é um, o do Transtorno Bipolar é outro. Embora alguns medicamentos até possam ser utilizados em ambas as condições, a ênfase sobre alguns medicamentos (e o próprio manejo) muda de acordo com o diagnóstico.

Em resumo, preste atenção à dica:

▶️ Diante de um quadro depressivo com “muitas idas e vindas”, “que não melhora” apesar dos medicamentos ou que apresente sintomas de muita animação (excessiva, fora do normal) intercalado com períodos depressivos, é bom ficar atento e considerar a possibilidade de que o diagnóstico talvez precise ser revisto.

Lembre-se: “saúde mental, é bom ter, é importante cuidar” 😉

Dúvidas e agendamentos pelo Whatsapp, é só clicar no link: 📲 http://bit.ly/MULTIMED_Whatsapp ou ligue (48) 3334-0001

__________
MULTIMED CLÍNICA MÉDICA
Rodovia Doutor Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339
Rio Tavares – Multi Open Shopping – Florianópolis
(48) 3334-0001 | (48) 99665-4451

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *