Não Consegue Emagrecer? Conheça 5 Hormônios que atuam no metabolismo

Não consegue emagrecer? Saiba que os hormônios podem estar por trás desta dificuldade!

Muitos pacientes procuram o endocrinologista quando percebem que não conseguem perder peso. No Brasil, os dados são preocupantes: 46% da população têm excesso de peso e mais de 13% desta mesma população é obesa.

Ou seja, este assunto é bastante recorrente no consultório. Uma das primeiras verificações que solicitamos são exames relacionados a tireóide. Quando esta glândula reduz suas atividades, a queima calórica torna-se mais lenta (ou inexistente) e temos o hipotireoidismo.

Mas não é só isso. São cinco os principais hormônios que atuam no metabolismo e o aumento de peso pode ser um indicativo de que estão com a produção alterada: insulina, testosterona, cortisol, grelina e leptina.

Então a baixa produção de insulina, que faz o açúcar continuar circulando no sangue; o baixo índice de testosterona em mulheres, que prejudica o emagrecimento e ganho de massa magra; os altos índices de cortisol, hormônio relacionado ao estresse que causa o aumento da região abdominal; a liberação curta da grelina durante a mastigação rápida da compulsão alimentar, que atrapalha a sensação de saciedade; e ainda a resistência à leptina, responsável por regular a sensação de fome, são fatores essenciais que devem ser analisados no processo de tratamento de pacientes com sobrepeso ou obesidade.

 O endocrinologista irá solicitar os exames necessários, de acordo com a necessidade de cada paciente, e irá realizar o tratamento necessário para que a perda de peso seja eficaz e saudável.

Estela Álvares Spagnuolo
Endocrinologista
CRM 20261

Mais informações e agendamentos pelo Whatsapp, é só clicar no link: 📲 http://bit.ly/MULTIMED_Whatsapp ou ligue (048) 3334-0001

__________
MULTIMED CLÍNICA MÉDICA
Rodovia Doutor Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339
Rio Tavares – Multi Open Shopping – Florianópolis
(48) 3334-0001 | (48) 99665-4451

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *